quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Envelhecer

...de Ivan Angelo...a respeito do Envelhecer....

"Percebes as perdas; mas a sabedoria que vem com elas impedirá gura e te encaminhará, se fores esperto, para o humor.
Observas teu corpo, notas que já não gozas de tantos privilégios, aquela visão, a audição, a agilidade, a memório, o racicínio, o equilíbrio, o olhar interessado das moças.
Sentes dificuldade de te equilibrar sobre um pé só, para vestir as calças, por exemplo; já não dá para galgar correndo os degraus do ônibus. Paciência. Principalmente para quem vem atrás: paciência.
O humor te salva. Comparas teu corpo com o automóvel que não trocaste: os faróis perdem luminosidade, a suspensão e os amortecedores começam a socar, osso com osso, o motor faz barulhos suspeitos, a bomba de combustível perde pressão, a bateria cai e não dá aquela partida, o óleo vai ficando ralo, as cores da lateria tornam-se pálidas, aparecem manchas, riscos...
O que mais se perde é a pressa, e o perdê-la é um ganho. Ganha-se o fruir, o tempo da degustação. Uma fruta já não é só alimento, é sumo, é açucar, é sorver, como na infância.
A sombra torna-se merecimento, deixar-se estar, sem ter de forçosamente abreviar aquele desfrute. Doce, nem precisas de muito, o pouco rende, vai demorando-se no céu da boca, continua rendendo pelas artérias.´
Andar não é tanto a obrigação de chegar, é flanar. E amar já não é uma batalha, é rendição - de arma pronta, porém.
Nem tudo é perda, aprendes. Melhoram a ponderação, o juízo,  paciência, o paladar, a noção de convivência, a noção de tempo. Quanto menos tempo te resta, mais avaro o aproveitas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário