quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Dezembro

Para mim dezembro tem cara de preparação para festa. Aquelas tardes que ficamos nos preparando, aguardando um grande evento de logo mais. Para mim dezembro tem cara de preparativo. A gente espera o Papai Noel, espera o Brinde do Ano Novo...espera os presentes, espera os parentes, espera telefonemas, telegramas, e mails, cartões...espera que algo incrível aconteça. Espera o nosso Show da Virada. Para mim dezembro tem esta cara...esta cara de expectativa.
Para mim Dezembro é uma delícia!

Novas frases...agenda 2008

"Tamanho não é documento, diz a formiguinha com desdém.
Enquanto a baleia está em extinção, eu vou indo muito bem".
Silvio Ribeiro de Castro
.
.
.
"Se quiseres, confia no pé de coelho,
mas recorda-te que não serviu de nada ao coelho."
Shay
.
.
.
"Não seja rude e impertinente
Só coloque em sua boca
palavras doces e tranquilas
É muito mais prudente
para o caso de ter de engoli-las."
Silvio Ribeiro de Castro
.
.
.
"Escrever é, simplesmente, uma maneira de falar sem que interrompam a gente."
Sofocleto

Companheiros

"Clarice Lispector para minhas noites de insônia, Érico Verissimo para saudades da infância, Fernando Sabino para relaxar, Piaget e Paulo Freire para trabalhar, Gabriel Garcia Marques para aprofundar, Maurício de Souza para viagens e férias e segundo caderno de um bom jornal para o banheiro. Para cada momento da vida, a leitura é companheira fiel e prazerosa.
Quais são seus companheiros nesse sentido? "

Yany Mendes Siqueira de Araújo

Escritores

"Somos todos escritores,
Só que uns escrevem,
outros não."
José Saramago

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

O amor pode dar certo

Para quem está em dúvida quanto ao suicídio, eu indico.

Encantada

Na rotina de shoppings lotados, estacionamentos apertados, sacolas e mais sacolas, atendentes sem um pingo de espírito natalino...por que não acreditar em conto de fadas?
Hein? Por que não?
Simplesmente incrível.
Há muito tempo eu não via um filme sendo aplaudido no fim da sessão. Acho que o último foi Rocky IV - aquela última cena, a luta contra o alemão.

Desejos

Quero sentar num boteco à beira de uma calçada e tomar um dúzia. Uma dúzia daqueles que vêem suando...e descem gostoso pela garganta! Quero ouvir uma musiquinha de fundo. Musiquinha que não abafe a prosa. Quero ouvir os sorrisos dos happy hours...quero ouvir os amigos. Afinal são eles as testemunhas dos nossos momentos, das nossas pingas e dos nossos tombos também. Quero beber até alcançar aquele bem estar responsável, até rir a toa, até poder expressar os sentimentos. Até começar a falar de filosofia e do futuro.

O Amor não tira Férias

AGAIN...FANTÁSTICO!
Que delícia de filminho...agora eu comprei, é todo meu...vou alternar, um dia "Mensagem para Você", um dia "Cinema Paradiso", um dia "O Amor não tira Férias"...e assim vou levando a vida!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

A Amizade


Tem dias...


Tem dias em que me sinto tão "adolescente".

As crianças brincam no quintal

Não batizaram as bonecas, nem jogaram amarelinha com casca de banana, mas brincaram no quintal. Chegaram ao fim do domingo exaustas, com os pés pretos de quintal. Nós, os adultos, tomávamos café na iluminada cozinha. Café com bolo de vó Sarah...que delícia! Nós, os adultos, falávamos da vida...filhos e sobrinhos brincavam no quintal! Finalmente tudo está onde deveria!

Número 23

Estranho e interessante. Interessante como tudo o que é estranho!

Cinema Vespertino

Para comemorar início de férias...cinema com Maria..."Bee Movie"...mais um filme infantil para adultos!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Passeio na Locadora

Tenho visto muitos (muitos mesmo) filmes. Alguns bons, outros "nem tão bons"...na vida tudo é assim mesmo. Quando chegamos em frente a prateleira da locadora nunca sabemos com que vamos nos deparar...mas observando as pessoas em frente a prateleira podemos nos distrair um bocado.

Tem gente que só pega "Lançamento" - não importa se é bom ou ruim - o que importa é o status de ver primeiro, seja lá o que for. Tem gente que só pega filme de "Meg Ryan e Tom Hanks" (Mensagem para Você, Sintonia de Amor, etc). Tem gente que só pega "Van Dame" (Sodado Universal, etc) ou "Almodóvar" (Volver é demais). Tenho uma amiga que adora filme de "cadeia" (Um Sonho de Liberdade, Tango e Cash) e um amigo que odeia filme de "cantoria" (Evita, Amor Sublime Amor). Eu mesma numa outra época adorava filmes de "doença" (O Óleo de Lorenzo, A Cura, Minha Vida). Tem gente que esconde filme pornô embaixo de outras escolhas (Lésbicas1,2,55....). Tem gente que só assiste filme falado em inglês (quase todos). Tem gente que não gosta de filme de época. Tem gente que adora perseguição e tiroteio (não tenho um repertório muito bom nesta categoria). Eu odeio filme de estrada...aquelas viagens intermináveis...claro que Telma e Louise é uma excessão. Minha mãe odeia filme que "vai e volta" no tempo (A Casa do Lago). Tem gente que vê filme dublado, outros gostam de ler as legendas. Tem gente que acredita que o Shrek nunca terá uma voz melhor que a do Bussunga...Eu adoro as dublagens do Selton. Tem situações em que é mais divertido ir à locadora do que propriamente ver um filme.

"Totalmente Apaixonados" e "A Vida Secreta das Palavras"

Água com açucar...sem sal nem açucar. Podia ter passado sem.




Não deu para assistir inteiro...muita depressão. Um enfermeira surda e chata, cuidando de um cara cego numa plataforma de petróleo??

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Cinema e Pipoca



Sobre mortos e vivos e como os dois podem se confundir. Sobre famílias, pessoas, tragédias...sobretudo "mulheres".

Incrível como somos capazes de "congelar" nossos problemas e seguir com a vida!

Com Maria, pipoca e muita alegria. Adorei. Terminei acreditando que sou capaz de mudar o mundo....mesmo que seja o meu pequenininho...mas já é um começo!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Cinema Paradiso


Hoje estréio a "tevezona"...com um baldão de pipoca e "Cinema Paradiso".

Domingo

Os amigos continuam chegando...os novos e os velhos. Para o almoço, para a prosa, para o bolinho de chuva com canela, açucar e afeto. Os amigos continuam chegando....Graças a Deus! Vão se sentando ao redor da mesa e vão ficando...para o papo furado, para o café da Maria e para o bolo de padaria. Para o passado e para o futuro. Para discutir o cardápio da Ceia. Para planejar a viagem de férias. Para falar sobre a recuperação das crianças. Para boas risadas! Ana parte chorando...já de saudade! Maria fica chorando...já de saudade!
"Do sabor das coidas... Mário Quintana
Por mais raro que seja, ou mais antigo, só um vinho é deveras excelente: aquele que bebes calmamente com o teu mais velho e silencioso amigo!"

"Tapete Vermelho"



Também assisti. Achei uma bosta. Só para registro.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007


Vi também. Vou começar registrar o filmes que vejo. Vejo tanto filme, porém esqueço tudo. Vou registrar. (Na falta de outras coisas mais interessantes para registrar.)
O filme é "águinha"...mas o cenário é lindo. Um pouquinho do interior da Inglaterra.
Ela escreve livros infantis. Os personagens (para ela) são reais.
Gostei.
Eu sou assim. Quando não tô muito legal, passo na locadora e saio carregada. Na falta de acontecimetos interessantes na minha própria vida, prefiro ver acontecimentos interessantes na vida dos outros pelo menos.

Mais filosofia de samba

"Vem, entrega esta ternura em seu olhar

Não negue o que eu já fiz por merecer

Aquece o coração que bate por você, pra valer.

Senti num toque de malícia o seu amor

Carinho não se pede por favor

Por isso eu pude ver

Com que prazer você chegou!"


"A cidade de Paris vista sob a ótima de 21 diretores"


A mãe que perde o filho levado pelo cowboy. Encontros e desencontros. Um café que não foi compartilhado antes da morte. A incapacidade de fazer rir. O medo de se encarar. As fotos de Mona Lisa. O Arco e a Torre. O filho do mímico. A atriz e o amante cego. Pai e filha. A árabe e o estudante de história. A importância do toque.


Registro para não esquecer. Esse filme é demais.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Vida Simples é um Luxo

"Sabe quando você faz algo que lhe dá um prazer danado, mas que acontece aqui e ali, bem raramente, e que por isso mesmo traz uma sensação de felicidade que transborda só de pensar? Pois a experiência única que dá nome a este estado de espírito é o tal luxo para chamar de seu. Ele ganhou um conceito mais flexível, que se desvincula do valor das cifras dos produtos e se aproxima das experiências subjetivas, um luxo emocional. Isto não significa que o luxo tradicional esteja em declínio, muito pelo contrário, ainda povoa nosso imaginário e dita a vida de muitas pessoas que sonham com a trilogia chamapanhe - charuto - golfe. O próprio indivídio tornou-se a medida do luxo. Da aparência para a essência. Simplicidade é o máximo da sofisticação." (Revista Vida Simples)

Seria bom se fosse verdade, mas ainda não somos assim. Talvez a humanidade esteja até caminhando para o "ser" em detrimento do "ter"...mas ainda temos muito a caminhar.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Tá estranho...preciso de um banho de chuva!


Verdade Inventada (Clarice)

"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é possível de fazer sentido.
Eu não, quero uma verdade inventada."

agora ... Clarice

"O que sinto, não ajo
O que ajo, não penso
O que penso, não sinto
Do que sei, sou ignorante
Do que sinto, não ignoro
Não me entendo e ajo como se me entendesse."
"Olhe, tenho um alma prolixa e uso poucas palavras.
Sou irritável e frio facilmente.
Também sou muito calma e perdôo logo.
Não esqueço nunca
mas há poucas coisas de que eu me lembre."
"COM TODO PERDÃO DA PALAVRA: EU SOU UM MISTÉRIO PARA MIM."

Passado e Futuro (tenho pensado muito nisso)

"Nós vivemos a temer o futuro, mas é o passado que nos atropela e mata."

Preguiça (mais de Mário)

"A preguiça é a mãe do progresso.
Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda."

"Autodidata é um ignorante por conta própria"

Mário Quintana

"Somos donos de nosso atos
mas não dos nossos sentimentos
Somos culpados pelo que fazemos
mas não somos culpados pelo que sentimos
Podemos prometer atos, mas não podemos prometer sentimentos.
Atos são pássados engaiolados
Sentimentos são pássaros em vôo.

"Sopa da Vovó"

Passo a vida toda criticando o que fez minha mãe. Critico a forma alienada de ver (ou não ver) a vida. Critico a condescendência perante o feito dos filhos e dos outros. Critico suas críticas. Critico o nome me dado em batismo, americano demais cheio de "ys" e "ths", chamo a filha de "Maria" só para contrariar...aí eu cresço e me vejo num domingo qualquer picando os legumes em cubinhos bem pequenos para a canja ficar com a cara da mãe. Mariah, com as bochechas coradas do sol de domingo, homologa: "tá igualzinha a sopa da vovó".

Enfeites de Natal de 20 anos decoram o pinheiro.
Lula lança a TV digital em cerimônia oficial.
Corintianos choram o rebaixamento do time.
"Cheiro do Ralo" - uma relação filosófica entre o olho, o ralo e a bunda.